Projeto Arte na Escola

"O Projeto Arte na Escola, polo UFPEL propõe a capacitação dos professores e alunos de arte das redes de Ensino de Pelotas e Região, através de Seminários, Grupos de Pesquisas, Palestras e Oficinas, ações que promovam a reflexão e aplicação de novas práticas educativas no ensino de arte."

terça-feira, 31 de agosto de 2010

22º Seminário de Arte e Educação da Fundarte




O Instituto de Artes e Desing/UFPel, estará presente no 22º SEMINÁRIO DE ARTE E EDUCAÇÃO da FUNDARTE em Montenegro, que será realizado no período de 04 a 07 de outubro de 2010.
O programa do Seminário envolve atividades de todas as modalidade artísticas, entre elas, a apresentação de comunicações de pesquisa, relatos de experiência e poster.
Os trabalhos encontram-se aprovados nas seguintes categorias:
1. COMUNICAÇÕES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ações educativas em arte: mediação da exposição ReCotada
Elisa Gerber
Helena Moschouts
Lilian Schwanz )
Eduarda Gonçalves
Perfil dos professores de violão na cidade de Rio Grande - RS
João Manoel Gularte Lovato
Isabel Bonat Hirsch
Ensino de Arte e Cultura Visual no Mundo Pós-Moderno
Ursula Rosa da Silva
Igor Moraes Simões
Arte: “para que vou usar isso?” Reflexões sobre o tempo e o espaço da arte na escola
Vanessa Caldeira Leite
Qual a Função Pedagógica do Teatro Nesse Início de Século nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio: Uma Proposta em Bertolt Brecht
Hélcio Fernandes Barbosa Junior
Tainara Urrutia
Tais Ferreira
PROCESSOS DE INCLUSÃO
A Música nos Movimentos Eclesiais da Igreja Católica de Pelotas - RS
Ane Rose Campos Carvalho
Isabel Bonat Hirsch
O teatro do oprimido como práxis pedagógica para a constituição de sujeitos: reflexões para uma tese em construção
Fabiane Tejada da Silveira
Corpo feminino in Process: Performance Arte brasileira no século XXI
Viviane M. Moreira
2. RELATOS DE EXPERIÊNCIA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência : estudos dos PCNs e a relevância na formação do professor de teatro
Ana Alice Müller Andrade
Carolina Amaro Ferreira
Diego Fogassi Carvalho
Fátima Zanetti Portelinha
Taís Ferreira
PROCESSO DE INCLUSÃO
Projeto “Quilombo - teatro às favelas”
Lídia Rosenhein
Maicon Fernando Oliveira Barbosa
Paulo Gaiger
SÉRIES INICIAIS
Práticas musicais do 1º ao 3º ano do ensino fundamental: a versatilidade na utilização de recursos
Janice Moreira da Silvia Santos
PERFORMANCE
Ritmos Flamencos: aplicação dos ritmos Flamencos na guitarra
Eduardo Moreira de Medeiros
3. POSTER
A vida e a obra de Guignard
Adriane Schrage Wächter
Projeto Quilombo: Teatro às favelas
Everton de Lima Mariano
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: Ações junto à Universidade Federal de Pelotas
Allan Leite
Bianca Barbosa
Hélcio Fernandes
Maicon Barbosa
Tainara Urrutia
Tais Ferreira
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID-UFPel: Ações específicas da área de Teatro.
Flávio Dorneles
Lídia Rosenhein
Taís Ferreira

Nenhum comentário: