Projeto Arte na Escola

"O Projeto Arte na Escola, polo UFPEL propõe a capacitação dos professores e alunos de arte das redes de Ensino de Pelotas e Região, através de Seminários, Grupos de Pesquisas, Palestras e Oficinas, ações que promovam a reflexão e aplicação de novas práticas educativas no ensino de arte."

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Mediação na Exposição Revisitando o ILA






A Exposição REvisitando o Instituto de Letras e Artes (1969-1989) que se encontra aberta no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo recebe visitação de escolas com agendamento prévio. Várias escolas já participaram desta mostra, uma delas a Escola Getúlio Vargas, de Pedro Osório, sob o acompanhamento da profa. Fernanda Botelho. A visita ocorreu no dia 23 de outubro e teve a mediação de Adriane Wächter, do projeto de Mediação e Ação Educativa, sob a orientação da profa. Eduarda Gonçalves. Os alunos percorreram as salas da mostra e debateram a respeito de sua apreciação e significados apreendidos.

Um comentário:

Fernanda disse...

A visitação ao Malg, foi sem dúvida, uma grande contribuição para o conhecimento de arte de meus alunos. O ensino da arte sem a apreciação estética é muito vaga ; ao oportunizarmos essa experiência, a arte é humanizada, sai dos livros e o espectador apropria-se dela.
Ao retornarmos realizamos uma avaliação da aula passeio, entre as falas dos alunos, destaco:
_"A primeira vez que fui e amei! Nunca tinha visto coisa tão bela. A escultura que mais gostei foi Andarilho. Foi muito legal, queria ir lá de novo. Como seria bom se tivesse um Malg aqui em Pedro Osório."(Nathalia)
_"Gostei muito dos desenhos com carvão, grafite e sanguínea de Leopoldo Gotuzzo e a arte contemporânea que tinha a ver com os sentidos, o toque."(Natiele)
_"Gostei muito da mediadora, ela explicava tudo e respondia todas as perguntas."(Alissom)
_"A escultura Andarilho tinha as mãos e os pés grandes, é parecido com o trabalho que fizemos em aula do artista Portinari."(Lucas)
_" O desenho com bico de pena é perfeito." (Mayara)
_ Adorei o silencio do lugar, gostei muito da mediadora, ela perguntava coisas para nós." (Vanice)
Agradeço a atenção da mediadora Adriane, bem como parabenizo o Projeto de Mediação e Ação Educativa que abre as portas do Museu em horários diferenciados, favorecendo este encontro.
Fernanda Botelho
Professora Arte E.M.E.F. Getúlio Vargas